domingo, 4 de maio de 2008

O que estamos a fazer

Utentes da Unir visitam olaria louletana

Cerca de 12 utentes da Unir (Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve) visitaram no passado dia 21 de Abril, a olaria Rocha, em Loulé. Acompanhados por José Paulo (animador sócio-cultural) e Paula Azevedo (terapeuta ocupacional) e das alunas do curso de Educação Social (Vera Graça e Alexandra Neves) da Universidade do Algarve, os visitantes tomaram conhecimento acerca do fabrico das várias peças de cerâmica, desde a moldagem às fases da cozedura, vidragem e pintura. Pedro Jorge, o oleiro anfitrião procurou explicar todos os passos necessários e inerentes ao trabalho realizado na olaria, quer no contexto mecânico, quer no manual. Os trabalhos executados na roda de oleiro suscitaram mais interesse e curiosidade junto dos utentes e técnicos. Alguns deles tiveram oportunidade de sentir o “pedal da roda”, de moldar o barro vermelho e dar corpo às peças que idealizaram, orientados e supervisionados tecnicamente pelo responsável da olaria. No aspecto prático, Hélder, Paulo, Vera e Alexandra testaram as suas capacidades técnicas e artísticas. Incentivado pelos seus companheiros, Hélder revelou-se um “mestre” na arte de trabalhar o barro. Após ter colocado o indispensável avental, o utente mostrou-se sempre muito atento às indicações e às dicas do oleiro, revelando bastante mestria nesta arte. Trabalhou o barro como se já tivesse experiência, e executou um bonito vaso, que mais tarde iria ser cozido para lhe ser oferecido como “troféu” (tal como todas as outras peças executadas pelos restantes “artistas”).
Pedro Jorge ficou satisfeito por receber a visita dos utentes da Unir e não regateou esforços no sentido de proporcionar uma boa recepção. “ Esta experiência foi muito boa e positiva. Foi agradável ver estas pessoas trabalharem com o barro. Senti que eles saíram daqui com uma ideia diferente da que tinham antes de virem à olaria. Gosto de abrir a minha casa aos jovens. É pena não virem cá mais vezes”, adiantou. Pedro Jorge, é hoje, o único oleiro a trabalhar em Loulé e a sua olaria é a única a trabalhar na cidade, que tenta manter viva uma arte que já foi “rainha” em Loulé.

(notícia retirada do semanário “O Louletano” de 28 de Abril de 2008)


Unir visita “O Louletano”
No dia 7 de Abril, a redacção do semanário “O Louletano”, na Avenida Marçal Pacheco, recebeu a visita de cerca de uma dezena de utentes da UNIR (Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve), acompanhados dos técnicos José Paulo (animador sócio-cultural) e Paula Azevedo (terapeuta ocupacional). A iniciativa coube às alunas estagiárias Vera Graça e Alexandra Neves, do curso de Educação Social da Universidade do Algarve, que estão a realizar as práticas nesta instituição sedeada em Loulé.
(notícia retirada do semanário “ O Louletano” de 14 de Abril de 2008)

Vera Graça e Alexandra Neves

Sem comentários: