quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Prática Social #4

Amanhã no jornal:


CENTRO SOCIAL DA TORRE DE NATAL:

DAR VIDA À VIDA

Caro leitor, somos um grupo de alunos do Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e encontramo-nos, no presente ano, a realizar práticas no Centro Social da Torre de Natal, uma das valências da Santa Casa da Misericórdia de Faro. Escolhemos esta entidade porque ela preconiza um trabalho admirável tanto com idosos como com crianças, no mesmo espaço geográfico.
Decidimos enveredar por esta área, visto termos interesse em trabalhar com a terceira idade. Isso levou-nos a desenvolver o nosso estágio curricular essencialmente junto dos idosos, camada populacional que cada vez mais precisa de apoios a vários níveis. Tal como todos os outros grupos que constituem o tecido social, os idosos devem ser respeitados e valorizados por toda a sociedade em geral.
A valência Centro Social Torre de Natal localiza-se no sítio com o mesmo nome, no concelho de Faro, na freguesia da Conceição de Faro, a cinco kms do meio urbano. Encontra-se bem localizada, possui um bom espaço exterior, podendo-se considerar as suas infra-estruturas como excelentes.
O Centro surge no ano de 1993, por iniciativa do Sr. Provedor da Mesa Administrativa e de um actual voluntário que, em conjunto com um casal amigo, doou o terreno onde este está actualmente edificado.
É de realçar que o Centro Social da Torre de Natal é uma das principais entidades empregadoras da freguesia da Conceição.
Devemos mencionar, como aspectos negativos, a inexistência de um sistema de saneamento básico que impede o crescimento do Centro, assim como de todo o espaço envolvente, e a escassa rede de transportes públicos. Assim, desta forma, tencionamos alertar as entidades competentes para estes problemas ainda por resolver.
O nosso trabalho, numa primeira fase, consistiu na realização do diagnóstico social, para o qual recorremos a diversas técnicas. Começámos pela observação do espaço, recorremos a conversas tanto com os utentes do lar como com os funcionários e com o voluntário; participámos em algumas actividades realizadas, nomeadamente na festa de São Martinho, na festa de Natal e nas actividades promovidas pelo núcleo de animação. Após a realização do mesmo, procedemos à elaboração do projecto social, de forma a atenuar problemáticas detectadas através do nosso diagnóstico.
Relativamente ao projecto, este foi construído tendo por base as necessidades, os problemas e as motivações das pessoas, em particular dos idosos do Centro Social da Torre de Natal.
O projecto intitula-se “Dar Vida à Vida”, o que significa que pretendemos motivar a população a participar activamente na vida social; animar o público-alvo; gerar o convívio e o bem-estar; a interacção e a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Tudo isto através de novas experiências, que lhes permitam uma valorização pessoal e social, bem como o aumento da sua auto-estima.
Por outro lado, pensamos que é extremamente importante promover uma relação de proximidade e de amizade entre idosos e crianças. Neste sentido, pretendemos proporcionar actividades para as crianças e para os idosos, procurando-se minimizar problemáticas, tais como a exclusão social. E proporcionar novas formas de entretenimento, para contrariar o isolamento familiar e a solidão. Para além disso tencionamos, também, desenvolver capacidades e potencialidades dos destinatários do projecto, através do convívio, da interacção e da integração no ambiente social.
Esperamos, com o nosso projecto, que a população-alvo venha a participar gradualmente nas actividades dinamizadas.

Jorge Machado, Susana Mendes e Carla Rodrigues

Sem comentários: