quarta-feira, 5 de março de 2008

Testemunho

Testemunho de Luís Lopes lido na cerimónia de entrega de certificados e diplomas, realizada no dia 19 de Outubro de 2007:

Boa tarde. A todos os Presentes.
Sou Luís Alberto Campos Lopes, de 54 anos de idade, residente em Portimão e funcionário da autarquia desta cidade, com a categoria de profissional de motorista de pesados.
Estou aqui, com alguma emoção, mas também algo orgulhoso, (perdoem-me a imodéstia) para prestar o meu testemunho, do que foi para mim o Processo RVCC, que em Fevereiro deste ano concluí no Centro RVCC desta cidade de Lagoa.
Tinha como habilitações, até então, a equivalência ao 6.º ano, equivalência essa adquirida em 1968, num curso agrícola ministrado no antigo Grémio da Lavoura de Odemira, com a duração de quatro anos, em horário nocturno pós laboral.
Em termos de ensino escolar formal, apenas tinha e tenho a 4.ª classe, feita na escola primária da minha terra natal.
Foi, portanto, com grande expectativa que me inscrevi no Centro RVCC de Lagoa, para iniciar o Processo de Reconhecimento, validação e Certificação de Competências por mim adquiridas ao longo da vida.
Algumas dúvidas me afloravam o espírito, pois não sabia bem ao que vinha, e não tinha a confiança de que os saberes adquiridos seriam os necessários e suficientes para um bom desempenho, para além de que os hábitos e as rotinas de estudo há muito estavam esquecidos.
Reconheço hoje que as expectativas criadas não saíram defraudadas, bem pelo contrário, foram reforçadas.
Afinal tenho algumas competências que desconhecia, ou que no mínimo não valorizava devidamente.
Devo, no entanto, também reconhecer que não foi fácil o Processo. Não foi fácil, na medida em que falar de nós, na primeira pessoa, é um exercício que se torna muitas vezes complicado. Tendemos a sobrevalorizar os aspectos que julgamos positivos e a minimizar ou esquecer os negativos.
Fazer o historial do percurso de vida é embrenharmo-nos no nosso arquivo de experiências e emoções vividas, algumas delas há muito tempo esquecidas, e daí retirarmos novas emoções e novas conclusões, como se fosse possível reviver o passado.
Sinto porém, que foi muito gratificante este processo, e que no final saio com a minha auto-estima melhorada e com níveis de auto confiança reforçados.
Melhor preparado para a vida, para uma percepção mais real dos factos sociais que me rodeiam e dos quais faço parte como actor social.
Posso hoje, convictamente dizer, que vale a pena investir algum tempo disponível na valorização da componente formativa/cultural, pois é sempre uma mais valia importante no exercício da cidadania e no mundo laboral.
Consciencializei-me da importância que tem a formação, aos mais variados níveis, para a população em geral, no combate ao analfabetismo ou semi-analfabetismo, na valorização pessoal de cada um de nós, no desenvolvimento económico do país, mas também para a nossa afirmação no contexto europeu.
Terminado o RVCC, senti que novas portas se abriam, a vontade e o desejo de continuar a melhorar as minhas competências académicas.
Incentivado pela família, pelos profissionais do CRVCC de Lagoa, pelos amigos, concorri ao abrigo dos concursos especiais para maiores de 23 anos, à Universidade do Algarve para o curso de Licenciatura em Sociologia, no qual consegui colocação no presente ano lectivo.
É uma nova experiência que agora início, com algumas dificuldades, é certo, que me obriga a reformular alguns hábitos de vida, a gerir melhor o meu dia-a-dia, mas que estou a viver com muita motivação e com enorme vontade de conseguir ter sucesso.
Expandi os meus horizontes de vida, adquiri novas expectativas, espero ter criado novas oportunidades, tanto na vida pessoal como profissional.
Devo especiais agradecimentos às minhas filhas, por este meu sucesso parcial.
À Lena, porque foi com ela que tudo começou.
Foi quem me informou da existência do CRVCC de Lagoa e me incentivou à inscrição no mesmo. Obrigado Lena.
À Sílvia, porque me fez acreditar nas minhas possibilidades e me deu o alento decisivo tanto para o Processo RVCC, como para a entrada na Faculdade.
Sem ela não teria sido capaz. Obrigado, Sílvia.
Espero não as defraudar.
Agradeço também, aos Profissionais do CRVCC de Lagoa, especialmente à Dra. Ana Cordas, pelo seu apoio e disponibilidade durante o Processo RVCC, mas também por me ter feito acreditar que era possível ir mais longe, e que o RVCC para mim poderia ser um princípio de uma experiência académica mais rica, apesar da idade já algo avançada.
Obrigado, Dra. Ana Cordas.
OBRIGADO

Sem comentários: