terça-feira, 18 de março de 2008

Notícias da prática

O grupo de práticas da Câmara Municipal de Silves organizou no passado dia 14 de Março, no Espaço Jovem, uma Acção de Higiene. Esta acção teve como objectivo tentar colmatar um dos problemas detectados, que é a falta de higiene entre alguns jovens frequentadores do Espaço (sobretudo os da comunidade búlgara) e sensibilizar para a importância da prática de hábitos de higiene e como fazê-los mais correctamente.A acção teve como orador o enfermeiro Alberto Santos, responsável pela saúde escolar no concelho de Silves, e como convidados, cerca de 30 jovens, entre búlgaros e alunos do 5º ano da Escola E.B. 2/3 Dr. Garcia Domingues, assim como dois professores que acompanharam os alunos da escola.Durante a acção o enfermeiro deu algumas explicações acerca de como devemos fazer a nossa higiene corporal e oral. Depois houve um tempo de perguntas – respostas, em que a maioria dos jovens se mostrou bastante participativo e interessado.
Consideramos que esta actividade foi bastante importante e teve uma repercussão imediata bastante positiva, tanto por parte dos jovens búlgaros, como dos portugueses.
Vanessa Diogo e Ana Maria Fernandes

No passado dia 15 de Março, o grupo de Prática na Junta de Freguesia de Quarteira (JFQ) realizou uma excursão a Monchique, tendo como destinatários a comunidade imigrante. Os principais objectivos desta excursão foram, em primeiro lugar, proporcionar aos imigrantes um contacto com o património natural e cultural português e, em segundo lugar, dar espaço ao convívio entre imigrantes de diferentes países.
O ponto de encontro foi a JFQ, onde os participantes se concentraram para esperar o autocarro. Apesar de haver um total de 49 inscrições, compareceram apenas 28 pessoas. Este grupo era composto por 12 crianças, 1 idosa e 15 adultos. Assim, os participantes representaram três nacionalidades: ucranianos, romenos e angolanos.
A visita iniciou-se por volta das 9:15h, com direcção a Silves onde fizemos um pequeno passeio. Aqui, os participantes tiveram hipótese de caminhar um pouco até ao castelo e Sé onde apreciaram a vista. Esta visita não estava programada mas visto que a maioria dos imigrantes não conhecia Silves optamos por fazer esta pequena paragem.
Posto isto, seguimos viagem para Monchique, com destino à Fóia. Aqui fez-se sentir o frio da serra! No entanto os participantes gostaram bastante: aproveitaram para tirar fotografias, as crianças brincaram no parque infantil e muitas apenas aproveitaram a vista. Voltamos a descer a serra com destino às Caldas de Monchique, onde realizámos um almoço no parque de merendas. Depois do almoço dirigimo-nos para o Parque da Mina, onde tivemos direito a uma visita guiada que nos elucidou sobre os costumes e tradições desta zona algarvia. No Parque da Mina notámos o interesse especial das crianças em conhecer sempre mais.
Durante toda a visita fomos fazendo alguns comentários relativos às características dos locais por onde passaram.
Cremos que os objectivos a que nos propusemos foram, de certa forma, concretizados. O contentamento foi geral, sendo pedido que realizássemos outras excursões.Agradecemos assim a todos aqueles que participaram nesta actividade, esperando que sejam também presença nas próximas actividades por nós desenvolvidas.