quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desafios sociais em Itália

Fascínio por viajar, conhecer novas mentalidades, realidades e culturas, vontade de crescer e aprender mais. São estes alguns dos motivos que me fizeram tomar uma atitude e concorrer ao Programa “Leonardo Da Vinci”, rumo a Itália.

Para vos explicitar, “Leonardo Da Vinci” trata-se de um programa comunitário de mobilidade que visa promover a inovação e novas formas de emprego para jovens, a nível europeu. Concorri como Educadora Social através da Associação “Rota Jovem” e passei às várias selecções e iniciei assim esta experiência em Fevereiro.
Felicíssima e ansiosa pelo novo desafio, fiquei no norte de Itália, Pádua, perto de Veneza, uma cidade repleta de história, inspirada pela arquitectura veneziana, sendo notoriamente cultural e artística, sendo uma cidade universitária, onde o Galileu Galilei leccionava.
O primeiro mês foi o mês cultural onde nos foi dado uma bolsa para conhecermos melhor a cultura italiana (gastronomia, viagens, museus, exposições) e serviu também para fazer o curso de língua italiana.
Após esse mês, comecei a trabalhar como Educadora Social numa cooperativa social de carácter educativo com uma equipa de psicólogos, onde prestávamos apoio educativo e escolar a crianças dos 6 aos 14 anos que necessitam de métodos e de incentivo ao estudo, desenvolvendo também laboratórios lúdico-pedagógicos (trabalhos manuais, teatro, música, cozinha, trabalhos em madeira), trabalhávamos estreitamente com os pais das crianças em questão, fazendo atendimentos individuais com estes e organizando formações de forma a promover o relacionamento entre pais, filhos e escola.
Ao iniciar as férias escolares iniciamos actividade no Centro para Tempos livres com desporto e laboratórios, pelo qual tive a oportunidade de desenvolver um laboratório sobre Portugal. Neste laboratório dei a conhecer Portugal de uma forma dinâmica e participativa, onde a bandeira portuguesa foi alçada, muitas lendas foram contadas e representadas, muitas caravelas portuguesas foram pintadas, danças, jogos tradicionais e ainda confecção de doces portugueses.
Todo o trabalho foi bastante enriquecedor, mas o laboratório de Portugal deu-me um prazer particular, pois gosto bastante de dar a conhecer também o nosso país e as crianças demosntraram-se sempre muito receptivas e interessadas em aprender mais.
Efectivamente, esta experiência profissional permitiu-me adquirir e trocar conhecimentos sobre diferentes e novos métodos com uma equipa inovadora, e sobretudo por ser num outro país com uma cultura e hábitos diferentes, a dificuldade aumentou mas o desafio e a aprendizagem também.
Nem sempre foi fácil, por exemplo o factor língua, que tive que aprender obrigatoriamente para poder trabalhar, o facto de algumas pessoas no verem como estrangeiros, mas fazem parte de todo um processo e que temos de saber contornar estes obstáculos.
Todo este projecto fez-me evoluir muito a nível pessoal, adaptar-me aos hábitos italianos, que de certa forma me agradaram bastante. Aproveitava os fins-de-semana para viajar e cidades com notáveis marcas históricas. Não posso deixar de mencionar o excelente convívio com o povo italian que é muito similar ao português... a troca de experiências , o verdaeiro sentido do intercâmbio … amizades e pessoas que nos marcam … tudo isto já me deixa saudade!

Deixo assim a mensagem para os jovens com vontade de viajar e que procurem outras oportunidades de trabalho, para pesquisarem e se informarem e porem a mochila às costas rumo aos sonhos e à aventura, pois tal como Fernando Pessoa mencionava “Somos do tamanho dos nossos sonhos”.

Julho de 2010
Daniela Luz

Sem comentários: