terça-feira, 1 de abril de 2008

A ler

Hoje, no jornal:


Dinamizando o “Espaço Jovem” de Silves

No âmbito do estágio curricular do curso de Educação Social estamos a desenvolver as nossas práticas no “Espaço Jovem”, na Câmara Municipal de Silves.
O Espaço Jovem é um projecto criado pelo Sector da Juventude, tendo como principal objectivo proporcionar um serviço de apoio e auxílio à comunidade jovem do concelho de Silves, tentando dar voz e resposta às suas necessidades.
As instalações situam-se no coração da cidade, e todo o edifício é bastante colorido demonstrando assim, um certo espírito juvenil e divertido, onde é agradável estarmos.
Importa referir que o Espaço é bastante jovem, uma vez que reabriu há pouco mais de um ano, mas até à data e pelo que o grupo verificou tem vindo a desenvolver um trabalho bastante positivo, sobretudo nas áreas da formação, da informação e da sensibilização para diversas temáticas sociais de interesse dos jovens. Todo este trabalho só tem sido possível através das parcerias existentes com as várias escolas do concelho e respectivas associações de estudantes, bem como com outras associações juvenis.
De entre os projectos que estão actualmente a ser desenvolvidos pelo Espaço Jovem salientamos o “Março Jovem”, mês dedicado aos jovens, através do desenvolvimento de diferentes actividades desportivas e culturais; a implementação de uma “Assembleia Municipal Jovem”, que entrará em vigor no próximo mês de Abril, abrindo portas para que os jovens possam dar o seu parecer e intervir na vida da comunidade, exercendo o seu dever de cidadãos; e ainda um programa de voluntariado denominado “Silves Ajuda”, que tem o objectivo de despertar e incutir na comunidade juvenil um espírito solidário, algo que consideramos essencial para a sua formação pessoal.
Perante o diagnóstico realizado deparámo-nos com algumas problemáticas dentro do Espaço e sobre as quais iremos intervir, numa tentativa de atenuá-las ou até mesmo colmatá-las. Assim sendo, o nosso projecto intitulado “Dinamizando o Espaço Jovem” passa sobretudo pelo desenvolvimento de actividades de intervenção nas áreas da animação sócio-cultural, da interculturalidade, da saúde pública e do absentismo e insucesso escolar.
Até agora, relativamente ao trabalho que realizámos avaliamo-lo de forma positiva, bem como a instituição, mas mais importante que este balanço é o facto de estarmos a gostar muito da experiência.
Parece-nos, ainda, relevante frisar a importância da existência de equipamentos como o Espaço Jovem, especialmente numa sociedade cada vez mais individualista e egoísta, onde se valoriza cada vez menos as relações com o outro. Deste modo, consideramos que este é um importante lugar de partilha, de convívio e acima de tudo um espaço de respostas que os jovens não encontram em casa ou na escola, e é igualmente um veículo condutor do incentivo à participação cívica juvenil. Com o nosso projecto também pretendemos seguir um pouco esta filosofia educacional de responsabilização e autonomia sociais, uma vez que os jovens de hoje são os cidadãos de amanhã…
(Vanessa Diogo e Ana Maria Fernandes)

Sem comentários: