terça-feira, 27 de novembro de 2007

Campanha de recolha de alimentos


O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve necessita de voluntários para a campanha de recolha de alimentos, dos dias 1 e 2 de Dezembro. Como sempre, os alunos do nosso curso irão participar, numa prova de dedicação ao voluntariado. Para o efectivarem devem estabelecer os contactos insertos no final do apelo que aqui publicamos:

O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACFA), o 12º na estrutura nacional, encontra-se a funcionar desde Março de 2007, integrado na Federação Nacional dos Bancos Alimentares.
Os Bancos Alimentares (BA) prosseguem objectivos que visam a luta contra o desperdício de bens alimentares, procedendo à sua recolha e posterior entrega a Instituições Particulares de Solidariedade Social, que os distribuem, gratuitamente, a pessoas carenciadas.
Os BA desenvolvem as suas actividades com base na gratuitidade, na dádiva, no voluntariado e no mecenato, numa perspectiva de minorar as carências alimentares das populações e acompanhar as instituições na luta contra a exclusão social. A acção do BACFA centrou-se numa primeira fase num conjunto de concelhos do Algarve, preparando-se agora para alargar a sua actividade a toda a Região.
Em Maio procedeu-se à primeira grande recolha de dádivas, em supermercados e outras unidades comerciais, que resultou na obtenção de cerca de 90 toneladas de alimentos. Outros bastecimentos mais pontuais, foram entretanto ocorrendo. Actualmente o BA trabalha com mais de 40 Instituições de Solidariedade Social, que entregam alimentos a cerca de 1700 famílias em
todo o Algarve, num total de 5000 pessoas, 1000 das quais crianças. Em todas estas acções envolveram-se centenas de voluntários e houve o apoio de dezenas de instituições públicas e privadas.
Aproximando-se a próxima campanha nacional de recolha nos dias 1 e 2 de Dezembro, torna-se necessário mobilizar mais voluntários, devido à maior dimensão da operação, a qual abrange 60 unidades comerciais em todo o Algarve.

Os interessados em participar na referida campanha poderão contactar, de preferência, para o mail voluntariosba@gmail.com ou por fax 289 873 059, ou pelo telefone 289 872 426 (3ªs e 5ªs das 9 às 13H00 ou 2ªs e 4ªs das 16 às 19H00).

Adriano Lopes Gomes Pimpão
Presidente da Direcção do BACFA

Sem comentários: