quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Testemunhos [3]

Hoje, continuamos a publicar os testemunhos dos alunos do 1º ano, sobre a experiência de acantonamento em Quarteira:

Eu achei esta visita uma experiência muito importante para a minha integração na turma.
Através desta visita pude conhecer lugares lindos onde nunca tinha estado e algumas instituições que trabalham com crianças e idosos.
Adorei a experiência de observar as pessoas com limitações motoras jogarem basquet, que apesar das suas limitações conseguem ter força para atingir os seus objectivos com garra, divertirem-se, tentando tornarem-se o máximo possível autónomos. Tentando lutar assim contra a dependência, a solidão, a baixa auto estima e a discriminação.
Acho que esta visita de 3 dias a Quarteira foi uma experiência muito positiva, porque através dela consegui conhecer melhor as minhas colegas, houve mais proximidade entre nós, houve partilha de espaço, de emoções e de experiências. Sinto que depois desta visita, somos uma turma mais unida, devido aos 3 dias que passamos juntas e todas as alegrias e emoções que vivemos e partilhamos.
Tatiana Benjamim

*

Primeiro que tudo impressionou-me o facto de três dias terem o poder de aproximar as pessoas da maneira como funcionou connosco. Esta foi, sem dúvida, uma actividade da qual todos gostamos, quer pelo convívio, pelas próprias visitas, mas também por ver que ainda há pessoas que estão dispostas a ajudar, sem qualquer troco. Gostei das visitas às várias instituições, e acho que estas foram importantes, pois tivemos contacto com a realidade para a qual estamos a ser formados, é com aquela que encontramos, nas diferentes visitas e instituições, e nos diferentes níveis de intervenção, que nós iremos viver, que nós iremos trabalhar.
Esta visita serviu-me ainda para perceber que estou no curso certo, no ano/altura certa, e que é isto que eu quero fazer o resto da vida.
Além de tudo isto, o 2º dia foi para mim, indiscutivelmente, uma lição de vida. Poder ver o jogo de basquetebol dos Tubarões foi algo único. Poder falar com eles, falar com os treinadores e acompanhantes da equipa, perceber as dificuldades com as quais se deparam, e mesmo assim ver a força com que lutam, deu-me também a mim uma grande força para lutar sempre pelos meus objectivos. Só presenciando se percebe a força que eles transmitem.
Para finalizar quero agradecer aos professores que nos acompanharam, às académicas que nos aturaram, às instituições que nos receberam, e à Fundação que nos acolheu. Deixo ainda um beijo, e um grande OBRIGADA, para a "nossa mãe", a D. Brígida, e para a "tia Fernanda". Obrigada a todos, por tudo!
Fátima Pádua

Sem comentários: