quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Testemunhos [2]

Hoje publicamos mais dois testemunhos dos alunos da turma do 1º ano, que participaram na acção de integração em Quarteira:

Venho por este meio agradecer estes dias que foram concedidos à turma do 1º ano de Educação Social por parte da Escola Superior de Educação.
Desde os professores (Joaquim Arco, Hélder, Fragoso, Rosanna e Cláudia), académicas (Andreia, Ana, Jana, Liliana), Sª Fernanda, Sª Brígida que foi a nossa guardiã durante as duas noites que pernoitamos na Fundação António Aleixo, a todas as outras pessoas e instituições que permitiram estes dias maravilhosos, vai o meu e dos meus colegas o mais profundo agradecimento.
Estes dias permitiram-nos um melhor conhecimento das diversas áreas de actuação dos profissionais de Educação Social. Deu aos alunos um maior sentido de responsabilidade, perante tudo o que foi visto e que futuramente teremos de “enfrentar”. Pode-se dizer que melhorou também a capacidade física dos alunos não só pelo facto das deslocações entre as várias instituições visitadas terem sido a pé mas também pelo facto de termos participado num jogo amigável de basquetebol.
Não se pode também esquecer de referir a viagem ao interior do Algarve mais concretamente a Tôr, Salir e Querença que nos permitiu ver a realidade das instituições sociais e seus projectos para dinamizar a população mais carenciada.
Em suma, pode-se dizer que estes três dias nos ajudaram a formar um grupo mais coeso e que deu uma nova perspectiva do futuro que iremos encontrar quando ingressarmos no mercado de trabalho.

Rui Paulico

*

Foi com orgulho, e admiração, que li no blog o poema da colega Fernanda, bem como as notícias que surgiram a propósito do nosso Acantonamento.
E desde já, deixo o meu muito obrigado à colega, bem como à espectacular e igualmente incansável D. Brígida (que foi, e bem, a nossa “Mãe” durante aqueles três dias no Centro Comunitário António Aleixo).
Foram dias que superaram em muito as minhas expectativas, pois, na verdade, não sabia exactamente com que contar. Dias intensos, física e emocionalmente, que não deixaram nenhum de nós indiferente, e que nos deram já uma boa ideia daquilo que envolve o trabalho de um Educador Social, e a diferença que ele pode fazer nos outros.
Sempre bem recebidos em todas as entidades, não tenho qualquer falha a apontar. Apenas desejaria que a actividade durasse mais tempo…!
As crianças, os idosos, os pescadores, os doentes crónicos de Alzheimer e Parkinson… Todas estas pessoas com algo a receber de nós, e tanto para nos dar.
Provocaram emoções muito fortes, e que me fizeram realmente reflectir muito, e compreender melhor o papel do Educador Social na comunidade. E reafirmo, nós podemos mesmo fazer a diferença na vida do próximo.
A nível de grupo, e acho que falo em nome de todos os colegas que participaram, esta actividade criou um espírito de grupo que espero que não se perca, pois proporcionou-nos bons momentos de cooperação, diversão e um bom ambiente constante.
Venha a próxima!

Carlos Freire

Sem comentários: