sexta-feira, 20 de março de 2009

Socializar por aí...

Crónica

É necessário sentir-se “Um Novo Olhar…”

A deficiência, apesar de não ser um tema fácil de abordar, muito menos de escrever sobre o mesmo, atrevo-me hoje, a sensibilizar as pessoas que nos ouvem, dada a dimensão e a importância do tema em causa.
Quer em Portugal como no mundo inteiro existem inúmeras pessoas, de diferentes idades, portadoras de uma deficiência, seja mental, física, visual ou auditiva, que necessitam de apoio e de soluções para aos seus casos.
A Deficiência tem vindo a ser encarada como uma problemática que sugere um conjunto de medidas interventivas, tanto a nível social como espacial, que de uma forma geral, visem a inserção da pessoa com deficiência. Muito se fala e se legisla sobre a situação, mas muitos de nós, pais, professores, amigos ou familiares de uma pessoa portadora de deficiência sabemos que muitas vezes não se chega à prática, tal como seria desejável e necessário, por forma a conferir qualidade de vida e também oportunidades às pessoas que se encontram numa situação de exclusão e marginalização social.
Como no dia 21 de Março se comemora o dia mundial da Trisssomia 21, gostaria de proferir algumas palavras sobre este tipo de deficiência, pois vários serão os eventos a acontecer um pouco por todo o mundo para desmistificar e informar acerca deste distúrbio.
A Síndrome de Down, também conhecida por mongolismo, é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossoma 21, extra total ou parcialmente. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento, sendo a sua ocorrência estimada em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.
Este síndrome recebe o nome em homenagem, a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial.
Convém referir que a síndrome de Down é um evento genético natural e universal. Não é uma doença e, portanto, as pessoas com síndrome de Down não são doentes. Não é correcto dizer que uma pessoa sofre de, é vítima ou, padece de síndrome de Down. O correcto será dizer que a pessoa tem ou nasceu com síndrome de Down. A síndrome de Down também não é contagiosa.
É urgente integrar e derrubar os muitos mitos criados pela sociedade acerca da deficiência, e mais concretamente acerca da Trissomia 21, sendo urgente mudar mentalidades e alterar os paradigmas sociais e educacionais face à deficiência, para que todos possamos ser mais felizes e que as oportunidades sejam um dividendo global, sem que ninguém fique de parte esquecido, ou seja escondido…

Profª Cláudia Luísa

(Esta crónica foi lida no programa de 19/3/09)

Sem comentários: