quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Livro sobre Solidariedade Cidadã

Foi recentemente editado em suporte digital o livro «Solidariedade Cidadã: uma experimentação partilhada». Esta edição é o resultado de dois anos de trabalho do Projecto Solidariedade Cidadã (PSC) que constituiu a fase de disseminação da metodologia concebida, posta em prática e avaliada no âmbito do Projecto São Brás Solidário, conduzido no concelho de S. Brás de Alportel com apoio da Iniciativa Comunitária EQUAL.

O PSC envolveu um conjunto alargado de instituições: as promotoras (Associação In Loco e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. Brás de Alportel); as de experimentação (Escolas Superiores de Educação de Beja, Coimbra, Portalegre e Santarém; Escola Superior de Educação e Comunicação [ESEC] e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve); as parceiras (Associação Justiça e Paz e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

No caso da ESEC, a participação foi assegurada pela turma do curso de Educação Social do ciclo 2007/2010, nos anos lectivos de 2007/2008 e 2008/2009 e traduziu-se: numa formação em sala de 32 horas; numa experimentação de mercado social; na organização de um mercado social aberto ao curso de Educação Social; na participação no Encontro Nacional do PSC em Santarém; e na construção de instrumentos de divulgação, de que este livro é um exemplo.

Para mais detalhes sobre o PSC aconselho a sua leitura, bem como a sua utilização enquanto instrumento didáctico de trabalho educativo sobre as temáticas teóricas e metodológicas inerentes ao campo da economia social solidária.
O livro pode ser descarregado no site do PSC, na secção 'Saber Mais', em 'Documentação' no pdf "Associação In Loco - Coord. (2009). Solidariedade Cidadã-uma expertimentação partilhada. São Brás de Alportel: Associação In Loco".
Ou directamente neste link.
*
Com os melhores cumprimentos.
Helder Raimundo,
Equipa Coordenadora Nacional do PSC.

Sem comentários: