domingo, 1 de fevereiro de 2009

Nô Djunta Mon

Decorreu ontem, sábado, na Quinta da Calma um jantar do núcleo de Faro do ISU que contou com presença de cerca de meia centena de “amigos” e muitas voluntárias do ISU. Fui convidado pela Silvia Neves, aluna do 3º ano do Curso de Educação Social, e acedi ao convite. Ainda bem que o fiz. Gostei do jantar, do ambiente e gostei de assistir à apresentação dos resultados do projecto NÔ DJUNTA MON, Projecto de Voluntariado para a Cooperação que ocorreu em S. Tomé e Príncipe e no qual também participou a educadora Comunitária Rita Beckman. Também foi muito saudável rever muitas caras conhecidas, ex-alunas do Curso de Educação e Intervenção Comunitária. E lá estavam a Margarete, a Estela e a Rute, as pioneiras deste Projecto do Núcleo do ISU em Faro. Ainda recordo quando, há quatro anos atrás, estas três ex-alunas do Curso de Educação e Intervenção Comunitária me “entraram” pelo gabinete para manifestar a intenção,ou antes, a vontade de criar um Núcleo do ISU a partir da ESE.
Passados estes anos, é caso para estarem orgulhosas e para dizer que valeu a pena acreditar nesta boa causa, pois o ISU- Faro é aquilo que se vê, com diferentes projectos e valências, com “amigos”, com voluntários... sobretudo, devido à dedicação e trabalho destas educadoras comunitárias, que à medida que os projectos avançavam, viam o Núcleo ganhar cada vez maior credibilidade e mobilizar um número crescente de voluntários e voluntárias.
Nô djunta mon… continuem a “juntar mãos e a unir-se à volta de” projectos a favor da educação e da juventude africana. “A primeira transformação necessária para que ocorra a felicidade é passar a acreditar na possibilidade de um mundo onde todos possam se realizar (Roberto Shimyashiki).
Bem hajam!

1 comentário:

Lotas disse...

Foi com muita pena que não pude ir a este jantar. Tenho realmente um ainda parco conhecimento do ISU mas o que já tive oportunidade de conhecer (através da formação geral para voluntariado, do qual deixo aqui o conselho a toda a gente tirar, só as experiências que se ganham valem toda a pena.) adorei. As pessoas que trabalham são muito muito interessantes, com histórias de vida diferentes, caminhos diferentes mas que se uniram para um fim: O ISU. São pessoas humanas que estão prontas a partilhar as suas experiencias e também a ouvir o que temos para dizer. Mais uma vez digo que tive muita pena de não poder participar nesta iniciativa, mas para a próxima lá estarei! Deixo os meus parabéns a todos os que de algum modo lutam para que este projecto vingue!