quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Socializar por aí...


Crónica

Homejacking …ou Manicómio

Que se passa ??? Será que estamos vivendo num autêntico manicómio do medo e não sabemos, sim manicómio…antes fosse selva, porque na selva ainda há lei… é que por este “andar” já não há lei que nos salve. Estou a referir-me concretamente à monstruosidade que se vai observando, infelizmente, cada vez com mais frequência, com os assaltos às pessoas idosas. É caso para nos sentirmos profundamente revoltados e enojados com a cobardia desses terroristas de “meia tigela” que escolhem como alvos pessoas idosas e indefesas, provocando o terror e o pânico junto de quem, depois de uma vida de muito trabalho e canseira, deveria merecer o respeito de toda a gente, até mesmo desses ladrões que, muitas vezes, nem sequer têm aparência de ladrões.
Quando eu era criança os ladrões tinham aspecto de ladrões e nem sequer nos metiam medo, porque quando queriam roubar…roubavam os bancos que é onde está o dinheiro, ou roubavam as lojas que também tinham dinheiro… agora pessoas idosas e indefesas não. Quando era criança, tinha medo do escuro, tinha medo das trovoadas e até dos filmes de terror… agora das pessoas não… excepto dos polícias, sobretudo, quando jogávamos à bola no Jardim da Alagoa.
Agora não! Agora temos medo de muita coisa…temos medo de adoecer, de sofrer um acidente, de ficarmos desempregados, de não ter que comer, de já não haver dinheiro quando chegar a hora da reforma… e temos muito medo de sermos assaltados ao virar da esquina, ou mesmo em casa. Estes são os “nossos” tempos… Já não bastava o Portugal de hoje com cada vez mais desigualdades sociais, com mais de dois milhões de pobres, com mais de meio milhão de desempregados, com os ricos cada vez mais ricos, com os pobres cada vez mais pobres, agora, ainda temos mais esta calamidade que é “ver” pessoas idosas a serem agredidas com violência antes de serem roubadas. Os assaltos, com uso de violência… cobardes a penetrar na casa dos idosos depois de forçarem a entrada e obrigar as vítimas, que muitas vezes vivem sozinhos e sem qualquer capacidade de reacção, a revelar onde se encontra o dinheiro. Na semana passada, uma septuagenária foi agredida e roubada na baixa de Faro e… todos os dias, um pouco por toda a parte continuam os assaltos a vítimas de idades mais avançadas, pessoas com maiores fragilidades físicas e, muitas vezes, em situação de isolamento. Não faz falta a ninguém uma sociedade destas assim tão suja onde “ladrões cobardes” roubam… não é só o dinheiro…mas roubam também a tranquilidade e a alma dos idosos. Sei do que estou a falar, há 15 anos atrás a minha mãe era uma idosa com 82 anos que foi assaltada na sua própria casa… e eu vivi esse drama… roubaram o dinheiro e a sua alma e a sua tranquilidade… foi o princípio do fim, da sua vida…para mim não têm desculpa…não há qualquer justificação para actos tão baixos e criminosos, o que poderemos fazer? Não sei… O que eu fazia se pudesse… isso eu sei…mas como não tenho esses poderes só sei que Basta…só sei que todos devemos querer de volta a dignidade, a paz, uma sociedade onde o bem e o mal são contrários, onde a justiça vence quem infringe, quem rouba, quem mata. Queremos liberdade com segurança. Queremos de volta a tranquilidade, a solidariedade, a esperança, a alegria de viver, para Todos sem excepção.
Joca
(Esta crónica foi lida no programa de 5/2/09)

Sem comentários: