Acção de Sensibilização na Tôr «Envelhecimento Bem Sucedido».
Realizou-se no passado dia 21 de Abril, pelas 15h00, na Junta de Freguesia da Tôr, uma Acção de Sensibilização ligada à temática do «Envelhecimento Bem Sucedido». Esta actividade vem no âmbito do Projecto desenvolvido por um grupo de práticas do Curso de Educação Social da Universidade do Algarve, a desenvolver o seu estágio na Associação Social e Cultural da Tôr.
Esta acção teve como oradores dois professores da Escola Superior de Educação, o Dr. Jacinto Gaudêncio, mestre em psicologia e a Dr.ª Elsa Pereira da área da educação física e do desporto.
Os objectivos desta actividade foram proporcionar à população da freguesia, em especial aos mais idosos, um momento de esclarecimento e informação acerca daquilo que está ao seu alcance fazer, para envelhecer com melhor qualidade de vida; com mais mobilidade física, mais alegria, mais autonomia. Aliando todas estas questões à vertente mais social, pois a actividade no idoso, como em outras faixas etárias, proporciona momentos de troca, de convívio com outras pessoas, sendo um factor de sociabilidade, quebrando assim os momentos de solidão. Em cerca de 1h30 os oradores entusiasmaram o público presente, pois foi com muita atenção que os presentes ouviram os bons conselhos que estes dois entendidos na matéria tiveram para partilhar havendo, pelo meio, esclarecimentos a algumas questões apontadas.
Foram dados muitos exemplos de actividades que estão ao alcance de todos, sem ter de ir concretamente para um ginásio fazer ginástica, a importância de ocupar os tempos livres, ajudando os outros por exemplo, fazendo sentir-nos bem emocionalmente.
O tema despertou interesse na localidade, pois estiveram presentes cerca de 60 pessoas da freguesia da Tôr, enchendo assim a sala de conferências da Junta de Freguesia. Digamos que este tema não era novo para muitas das pessoas, ouve-se falar todos os dias, nos meios de comunicação social, da importância da actividade física como forte contributo, quer no bem-estar físico como psíquico. Mas o que é certo é que quanto mais próxima a informação nos chega, mais facilmente tomamos consciência da sua importância.
Deixamos um especial agradecimento aos oradores que se disponibilizaram em partilhar os seus conhecimentos, à Junta de Freguesia da Tôr por todo o apoio logístico e de cedência do espaço, à Associação Social e Cultural da Tôr como entidade acolhedora do nosso estágio, e um especial agradecimento a todas as pessoas que aceitaram o nosso convite em participar em mais uma das actividades do nosso projecto.
Realizou-se no passado dia 18 de Abril mais um encontro intergeracional no Centro Comunitário da Tôr, desta vez ligado à temática da cestaria de cana. O encontro contou, no total, com cerca de 75 participantes, entre idosos, crianças e professoras, isto porque desta vez, tivemos também as crianças do Jardim-de-infância e da Creche. Os objectivos destes encontros são aproximar as diferentes gerações, valorizar os saberes dos mais idosos e dar a conhecer as actividades artesanais. A actividade foi realizada em dois momentos, com um grupo de crianças de manhã e outro grupo de tarde. Tivemos a colaboração de um cesteiro da freguesia da Tôr que, com muita simpatia e agrado, foi demonstrando a sua arte, ao mesmo tempo que satisfazia a curiosidade dos mais novos, respondendo e explicando as questões.
Sendo a cana um material mais difícil e perigoso de manusear, foram poucos os que se aventuraram a experimentar. Este encontro teve características distintas do primeiro que organizámos, ligado à empreita, pois aqui não houve tanta oportunidade das crianças fazerem a prática, sendo na mesma interessante pelo facto das crianças fazerem muitas perguntas, incentivadas por nós, pelas educadoras e pelas professoras. O próximo encontro deste género será dedicado à música, da qual daremos notícias brevemente. E assim decorreu mais uma actividade do nosso projecto.
Margarida Correia, Sílvia Lima e Bruna Vicente.
Sem comentários:
Enviar um comentário