Actividade Intergeracional «A Empreita»
Realizou-se no passado dia 4 de Abril um encontro intergeracional no Centro Comunitário da Tôr, ligado à temática da empreita de palma. O encontro contou com 49 participantes, entre idosos, crianças e professoras. Os objectivos deste encontro foi aproximar as diferentes gerações, valorizar os saberes dos mais idosos e dar a conhecer as actividades artesanais. O balanço foi bastante positivo, pois foi com agrado que assistimos ao empenho das crianças em tentar manusear a palma, em simultâneo ao entusiasmo dos mais velhos em ensinar e demonstrar os seus saberes. Este foi o primeiro dos três encontros programados pelo grupo de práticas, ao qual se seguem mais dois, um ligado à cestaria de cana e outro à música.
No passado dia 09 de Abril, no âmbito do nosso projecto de Educação Social, realizou-se um workshop de música direccionado para o nosso público-alvo, ou seja, o “Grupo da Amizade”.
Este workshop foi realizado na sala 49 da Escola Superior de Educação e contou com a presença da professora de música Raquel Correia e seu marido, que gentilmente aceitaram participar nesta actividade.
Tivemos ainda a presença de uma turma da Escola Secundária de Albufeira, que se encontrava a visitar a nossa escola no âmbito da Semana Aberta, e que quiseram vir “espreitar” um pouco do trabalho que é desenvolvido pelo curso de Educação Social.
O workshop consistiu na interpretação de algumas canções tradicionais, por parte dos idosos, que já tínhamos previamente preparadas, e que também tiveram a oportunidade de tocar os mais variados instrumentos. Enquanto que os idosos cantavam e tocavam, a professora acompanhava ao piano, e o seu marido acompanhava com a guitarra.
Este tipo de dinâmica é bastante importante nesta faixa etária, pois apela ao despertar dos sentidos e contribui também para momentos de animação e de descontracção.
Todos se divertiram bastante e, acima de tudo, puderam ter oportunidade de reviver canções da sua geração e de tocar instrumentos que até então nunca tinham experimentado. No fim, tivemos o privilégio de ouvir um fado, cantado e tocado pelo marido da professora. Foi uma tarde bem passada!
Sem comentários:
Enviar um comentário