terça-feira, 11 de março de 2008

Cultura Cigana em Debate



No dia 4 de Março de 2008, realizou-se o colóquio “Vivências Ciganas”, no anfiteatro Paulo Freire, na Escola Superior de Educação. Este evento foi organizado pelos alunos Cátia Raposo, Márcio Rodrigues e Sofia Santos, no âmbito da unidade curricular de Prática II.
A razão que levou este grupo a realizar o colóquio foi o facto destes se encontrarem a intervir no bairro da Avenida Cidade Hayward, em Faro, onde existe uma grande diversidade de grupos sociais, entre eles a etnia cigana. Este foi o grupo de moradores que melhor acolheu os alunos e estes acharam que seria importante a realização de um colóquio, com o objectivo de desmistificar os estereótipos e preconceitos negativos existentes na sociedade em geral.
O orador, casado, com 41 anos e 4 filhos, começou a sua comunicação, ao dizer que faz voluntariado no Hospital Distrital de Faro há 9 anos, gosta do que faz e referiu com satisfação “já ajudei muita gente, todos me respeitam no hospital”. O orador falou ainda durante a sua comunicação acerca da cultura cigana, dando bastante ênfase ao papel da etnia cigana na sociedade em que esta se insere.
O colóquio permitiu que se criasse uma boa interacção entre orador e plateia, pois o debate foi uma constante do colóquio.
O grupo organizador, refere que foi bastante importante que se crie este tipo de debates, entre a sociedade em geral e as minorias étnicas, como é o caso da etnia cigana, pois desta forma estamos também a dar voz a estas pessoas que estão à margem da sociedade. Quem trabalha com estas populações percebe que existe no seio da sua cultura um senso de solidariedade implícito, por uma vontade colectiva de sobreviver e cujo objectivo é conquistar a igualdade perante a sociedade onde se inserem.
[O grupo de prática]

Sem comentários: