quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Prática Social III

Amanhã no jornal:


Associação de Bem-Estar aos Amigos de Querença, uma realidade social

A Associação de Bem-Estar aos Amigos de Querença foi o local escolhido por um grupo de alunas do 3º ano, do curso de Educação Social da Universidade do Algarve, para a realização do Projecto de Educação Social.
Localizada na freguesia de Querença, concelho de Loulé, dispõe de três valências: lar, centro de dia e apoio domiciliário. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, surge pela necessidade de dar resposta à população local, tendo em conta as suas especificidades, sendo que uma destas é o facto de ter uma população envelhecida.
No ano de 1994 a associação inaugurou as suas instalações com apenas duas valências: centro de dia e apoio domiciliário. Após sete anos viria a inaugurar o lar, que neste momento dá uma resposta social a vinte utentes, a sua capacidade máxima. O centro de dia responde diariamente a oito casos sociais e o apoio domiciliário a doze.
A Associação de Bem-Estar aos Amigos de Querença não tem limite de associados, contando de momento com 282 sócios, podendo estes dividir-se em pessoas singulares ou pessoas colectivas, assim como em sócios honorários (pessoas reconhecidas pela Assembleia Geral por prestação de serviços ou donativos que contribuam para a realização dos fins da Associação), ou sócios efectivos (pessoas que, de modo a colaborar com a Associação, pagam mensalmente uma quota fixada pela Assembleia Geral).
Dentro do quadro anual de actividades da associação, foi-nos possível participar nas comemorações do Natal. Nesta ocasião, existiu a oportunidade de elaborar com os utentes alguns cartões de Natal, com o objectivo de desejar às restantes associações festas felizes. Foi celebrada uma cerimónia religiosa com a presença do pároco da freguesia, seguindo-se um farto almoço, com a distribuição de prendas por parte da associação e também da Junta de Freguesia de Querença. Neste dia, a Associação de Bem-Estar aos Amigos de Querença contou com a presença de algumas figuras ilustres da freguesia, como o presidente da Junta de Freguesia, o presidente da Casa do Povo e restantes membros da direcção da associação. Os utentes receberam também a visita de alguns familiares e amigos, deixando assim a associação embebida de espírito natalício.
Após a realização de um diagnóstico social, foi elaborado um projecto pelas estagiárias, que visa principalmente o desenvolvimento da actividade de animação, ao qual se deu o nome “Projecto de Vida: (Re)Animar!”. Pretende-se, principalmente, dinamizar a associação e o quotidiano dos seus utentes e da comunidade, através da realização de várias actividades e eventos no âmbito da animação. Através de actividades de trabalhos manuais, bailes temáticos, piqueniques e acções de sensibilização, este projecto visa valorizar os saberes e experiências dos idosos, evidenciando a importância do seu papel e das suas histórias de vida na sociedade
Deseja-se que a intervenção planeada contribua, de forma positiva, para a melhoria do quotidiano dos utentes da associação. O despertar de sorrisos e simpatias, em pessoas que contam com vários problemas, será já sentido por nós como uma pequena vitória.

Débora Barrote, Filipa Guerreiro, Eduarda Penas e Esperança Pereira




Sem comentários: