sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Coluna de Educação Social

ASCT, UMA ASSOCIAÇÃO DE PENDOR COMUNITÁRIO

A Associação Social e Cultural da Tôr é uma realidade desde 1991. O início desta associação surgiu de uma reunião com a população local, neste mesmo ano, onde a pretensão foi a criação de uma comissão instaladora com o objectivo de construir, na Tôr, uma obra de carácter social que pudesse servir a comunidade nas mais diversas áreas sociais. Esta associação abriu as suas portas em 1998, com a abertura do Centro Comunitário da Tôr. Desde então tem vindo a desenvolver e dinamizar as mais diversas actividades dentro das áreas social, recreativa, cultural e até desportiva.

Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que dispõe das valências de Centro Comunitário, Serviço de Apoio Domiciliário e Lar. O Centro Comunitário dispõe de diversos serviços à população, tais como: bar, refeitório comunitário e lavandaria comunitária; sala de convívio para idosos com diversas actividades, alimentação e higiene pessoal; e espaço de apoio à 1ª infância e actividades de fim de tarde para as crianças. Actualmente, devido às obras de ampliação e melhoramentos na Escola Primária da Tôr, a escola funciona numa das salas da instituição.

Na associação existe um espaço de ginásio, onde funciona, duas vezes por semana, a actividade dos Seniores em Movimento, aberta a toda a comunidade.

No âmbito das comemorações do seu 17º aniversário, no dia 25 de Novembro, a associação levou a cabo um dia repleto de actividades, para os mais variados interesses. Na organização destas actividades a associação contou com a colaboração dos Gost Boys Club (grupo de jovens da Tôr) e Junta de Freguesia da Tôr.

A manhã teve início com um passeio pedestre com cerca de 10 kms, um passeio de BTT guiado, com três níveis, onde no percurso mais pequeno participaram as crianças, guiadas pelo atleta da terra, Prof. Carlos Cabrita, decorrendo ainda em simultâneo diversos jogos para os mais pequenos no Campo Desportivo Torense. De seguida houve um almoço comunitário na sala de refeições da instituição, seguido de uma tarde cultural, onde os participantes puderam assistir à actuação dos grupos “As Moças Nagragadas” e “Grupo de Santa Maria”, sendo as actuações no Salão Paroquial da Tôr.

No final cantaram-se os parabéns à instituição acompanhados do bolo de aniversário e de um lanche bem recheado. Ainda no âmbito das comemorações do aniversário, no dia 30 de Novembro, a instituição organizou, com a colaboração da Universidade do Algarve, um Seminário/Workshop, onde foram abordadas as seguintes temáticas: “Resposta social de centro comunitário e teoria e prática do seu funcionamento”.

Estiveram presentes cerca de 40 participantes, onde se destacaram dirigentes e técnicos de diversas instituições que trabalham na área social e alunos (as) do Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve.

O seminário decorreu no Salão Paroquial da Tôr com a participação de técnicas da área social ligadas ao Centro Distrital da Segurança Social de Faro e à Câmara Municipal de Loulé.

No final todos os participantes manifestaram interesse na organização deste tipo de eventos, apontando como uma oportunidade de partilharem experiências e dificuldades e também foi referido o facto de estarem juntos e conhecerem melhor o trabalho desenvolvido pelos colegas.

Foi retratado, neste pequeno artigo, o trabalho de uma IPSS, neste caso a Associação Social e Cultural da Tôr, sediada na freguesia da Tôr, em pleno interior rural do concelho de Loulé. A importância que este tipo de instituições exerce junto das suas comunidades, onde se verifica um acentuado envelhecimento da população e o crescimento de necessidades e carências, é enorme. Por isso é importante valorizar e dar visibilidade ao trabalho meritório assegurado por associações do género espalhadas pelo território.

Margarida Correia, Sílvia Lima e Bruna Vicente
(3º ano do curso de Educação Social da Universidade do Algarve)
*
O artigo digitalizado pode ser lido clicando sobre o logo da Voz de Loulé

Sem comentários: