quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Yo sí puedo

No dia 29 de Outubro , pelas 11 h e 30 m, na Escola Superior de Educaçãoe Comunicação, haverá uma Conferência proferida por Orlando Pineda, destinada aos alunos e alunas do Curso de Educação Social .
Orlando Pineda dirige um movimento cívico que se encontra a fazer alfabetização na Nicarágua, utilizando uma metodologia baseada em Paulo Freire. Desde há cerca de 3 anos para cá, que se tem criado a rede “Yo sí puedo”, que numa primeira fase juntou 19 Universidades espanholas mas que, agora, se começa a estender a outros países. A Universidade de Edimburgo está a entrar, assim como um par de universidades canadianas e é de esperar que ao longo do próximo ano outras universidades europeias assinem protocolos de colaboração com esta associação. Neste mesmo dia Orlando Pineda reunirá pelas 10 h com a reitoria da universidade do Algarve
A sua comunicação centrar-se-á na alfabetização de adultos na Nicarágua que tem assentado no voluntariado.
Os voluntários (que podem estar por um período mínimo de 4/ 6 semanas, havendo no entanto alguns que escolhem permanecer na Nicarágua por períodos mais longos) são mantidos pelas comunidades locais. No entanto, o preço das viagens tem que ser assegurado, e isso tem sido garantido pelas Universidades.
Comparece!
Aí está uma boa oportunidade paar ensaiar uma experiência de alfabetização e conhecer a Nicarágua.

2 comentários:

Carlos Freire disse...

Eu estou na fila para ir. Este projecto, para mim, é muito aliciante, e na nossa área é uma experiência a não perder! :)

Soraia disse...

Carlos, parece que somos 2. xDDDDDDDD Tenho a certeza que será uma grande experiência e um enorme enriquecimento pessoal.