quinta-feira, 18 de junho de 2009

Curso de verão sobre participação

UNIVERSIDADE DE VERÃO

9 > 12 Setembro 2009

São Brás de Alportel

“Governança e participação desafiando a crise”

A Associação IN LOCO, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Comissão de Democracia Participativa e Inclusão Social da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU- promove no próximo mês de Setembro a I Universidade de Verão de São Brás de Alportel, dedicada ao tema Governança e participação desafiando a crise

De 9 a 12 de Setembro, por São Brás de Alportel passarão diversos especialistas nacionais e estrangeiros, num espaço de reflexão e de debate em torno de algumas das mais pertinentes questões da actualidade:

> “Democracia e Participação - Reconstruir a confiança nas instituições”

> “Direito à cidade - Refundar a pertença ao território”

> “Novos Imaginários Sociais - Reincorporar o económico no social” .

Quando a actual crise global vem revelar as fraquezas e as contradições do neoliberalismo; perante o recuo da economia, a necessidade de disciplinar o sector financeiro, o aumento exponencial do desemprego e a incapacidade dos sistemas de protecção social responderem as todas as situações de emergência, assume-se como um dos principais desafios para o futuro a reconstrução da confiança entre os diferentes actores do território.

Esta é uma condição essencial para um correcto desenvolvimento dos processos de democracia representativa e, ao mesmo tempo, o capital necessário para que indivíduos e organizações sociais aceitem participar na construção

A Universidade de Verão pretende oferecer diferentes e complementares pontos de vista, contando para tal com o contributo de especialistas nacionais e estrangeiros que certamente ajudarão a estimular o debate com as/os participantes.

No final de cada painel, deverá ser colectivamente formulada uma pergunta-chave a colocar aos autarcas portugueses e estrangeiros que comporão a mesa redonda do último dia, intitulada “Para uma nova cultura do ‘público’. O papel dos poderes locais”.

A Universidade de Verão é fruto de uma parceria constituída entre diferentes instituições portugueses, que trabalham no domínio das ciências sociais, da justiça, da cidadania e do desenvolvimento local, e a Comissão de Democracia Participativa e Inclusão Social da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU-, com sede em Barcelona, Espanha) e conta com o apoio do Município de São Brás de Alportel, que tem assumido a participação como coordenadora principal na acção autárquica.

Para inscrições e mais informações, contacte a organização, através de tel. (+351) 289840860 / Fax. (+351) 968425978 ou e-mail: govern_particip@ces.uc.pt e visite www.in-loco.pt/site
**

Sem comentários: