segunda-feira, 13 de abril de 2009

Socializar por aí...

Crónica


Vivemos actualmente rodeadas de festejos académicos! São os arraiais, festivais de tunas, queima das fitas, semanas académicas… Ainda assim, o espírito académico é algo complexo de descrever, isto porque cada um o sente à sua maneira. Cada região vive-o consoante as tradições que a caracterizam. Coimbra, conhecida como a cidade dos estudantes, destaca-se pelo seu rigor e pela sua autenticidade. De capas negras traçadas, os estudantes ouvem na sé as serenatas de despedida…nas vésperas da queima é grande a azáfama para a organização do cortejo, e os finalistas desfilam nas ruas com as suas cartolas e bengalas na esperança que se avizinhe um futuro mais risonho…
Nós por cá, no calor do Algarve, de capa ao ombro, desfilamos orgulhosamente com o traje tão característico da nossa região: a cor que representa o mar, o infante que simboliza as conquistas no Algarve e a saia rodada lembrando as camponesas do interior algarvio…
E as amizades? As amizades que se criam são únicas! São as noitadas a fazer trabalhos, os cafezinhos na esquina, as descobertas e os tantos risos e momentos que partilhamos juntas. Mas, um dia, um dia os nossos caminhos seguirão novos rumos e as saudades destes tempos vão apertar. Saudades dos arraiais, das festas de curso, dos convívios, das noitadas de trabalhos até de manhã, e até daquelas aulas que pareciam nunca mais acabar.
E o que vem depois disto? As inseguranças e as exigências de toda uma sociedade competitiva. Os medos, as responsabilidades e o crescimento pessoal farão parte dos nossos dias. Quem sabe se um dia os nossos caminhos não se cruzam novamente num futuro próximo.
Aos que chegam um bem haja, aos que estão de partida saudações académicas!

Susana, Rita, Cristel, Sophie

[Esta crónica foi lida no programa do dia 9/4/09]

3 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que se sentem muitas saudades!... Mas as recordações e as amizades ficam para sempre!
Força e boa sorte para todos/as!

Esperança Pereira

Márcio Rodrigues disse...

Adorei o texto das minhas caloirinhas!...
Pois é minhas amigas, a vida é feita de chegadas e partidas, encontros e desencontros! Depois do curso, acabamos por perder o contacto com alguns colegas, mas a vida continua para além da Universidade. No entanto, os encontros que se dão após o término da Licenciatura, são bem diferentes...talvez mais intensos, mas sobretudo verdadeiros e felizes, pois sabemos que aquelas pessoas cruzaram as nossas vidas para sempre!
Bjs e votos de sucesso!

Márcio Rodrigues
(Educador Social)

Anónimo disse...

Custumo vir aqui e já tinha passado pela cronica mas nem tinha lido, hoje li e posso dizer que me arrepiei. Palavras lindas e verdadeiras...Eu senti muito a universidade e tudo o que aprendi, vivi ficará sempre. Nâo ha melhor altura que esta. O espirito academico permanece e permanecerá sempre em mim.

MArisa Palma