terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Charolas dos Cavacos

Dia 4/1/2010 no Anfiteatro Paulo Freire (19,30 h)

Programa

1. Entrada (marcha ou passo doble)
2. Canto Velho (canto ao Menino que se repete igual todos os anos)
3. Canto Novo (canto ao Menino diferente em todos os Grupos e todos os anos)
4. Saída (marcha ou passo doble)



As Charolas são grupos que se organizam para apresentar o seu reportório durante o Natal e os Reis.
A origem das charolas remonta à época medieval, contasse que o povo tinha por hábito cantar e dançar nas celebrações litúrgicas, nomeadamente nas precisões. A população acompanhava e repetia o refrão “kyrie elerseu”, que após alguns anos passou a ser apenas “kyrie”, dando mais tarde origem ao canto “kyrioles” - (carioles ou caroles, carolas ou cha-rolas).
Antigamente estes grupos andavam de casa em casa, apresentando os seus cânticos e as casas visitadas ofertavam aos grupos o que tinham na altura. Essas ofertas iam desde comida, doces ou outros produtos alimentares.
Presentemente são feitos encontro de Charolas de vários concelhos, onde as mesmas apresentam as suas musicas. Estes encontros são realizados pelas freguesias e concelhos onde ainda se mantém a tradição.
Em Moncarapacho esta tradição já vem desde 1933 e tem evoluído consoante o passar dos tempos. As charolas devido às musicas que obrigatoriamente fazem parte do reportório, julga-se que tenha a sua origem em Espanha, porque as músicas como o passo doble e a valsa são musicas obrigatórias, além do canto velho e do canto novo.
O canto velho é sempre o mesmo, o canto novo todos os anos muda, com nova musi-ca e nova letra.Os instrumentos que fazem parte dos grupos vão desde o acordeão, guitarra, bandolim, cavaquinho, clarinete, saxofone, guitarra, pandeiros e castanholas.
Em Moncarapacho existem presentemente duas charolas: Charola do Futebol Clube de Bias Charola dos CavacosOs grupos são constituídos por cerca de vinte a trinta elementos, de ambos os sexos, mas maioritariamente por homens.Um elemento comum em todos os grupos é o “estandarte” com o nome da charola e da associação ou clube a que pertencem, outro elemento característico e comum em todas as Charolas, é o apito, utilizado pelos princi-piadores para dar inicio e terminar todos os números e ainda para dar entrada ao elemen-to que vai dizer ou “tirar” a “viva”.
Normalmente, o grupo toca cinco números. Primeiro, a Entrada com uma marcha ou pas-so doble. Segue-se o Canto Velho, o canto ao menino sempre igual todos os anos, de autor desconhecido. Depois, a Valsa, que dava azo ao baile das moças casadoiras e namorados nas casas familiares. O Canto Novo é composto por versos e música da autoria de cada Charola. Por fim, a Saída, também com uma marcha ou passo doblePreservar a tradição é também manter viva a nossa identidade cultural

Sem comentários: