Num tempo em que tanto se fala em mudar a Escola, em mudar o jeito de ensinar/aprender, num tempo em que os valores que devem nortear a vida em sociedade são progressivamente esquecidos, ainda é possível ter esperança e acreditar em dias melhores…Hoje, por algum tempo, acho que vivemos esse momento de esperança, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro, onde assistimos a uma Conferência sobre Pedagogia Waldorf.
O auditório estava cheio e no meio da plateia encontravam-se docentes, alunos e alunas dos Cursos de Educação Social e Educação Básica da Escola Superior de Educação. Muitos parabéns à Eve e demais colegas que fizeram a apresentação da Pedagogia Waldorf. Muito sentimento, muita paixão, muita convicção naquilo que acreditam ser um novo modelo pedagógico orientado para a formação de valores como respeito, solidariedade, idealismo, amor, felicidade, vontade de viver em harmonia com a natureza e com os outros. Fiquei impressionado e gostei…
Sobre Pedagogia Waldorf basta ir ao Google e lá encontram muita informação, mas para aguçar a curiosidade sempre posso ir adiantando que Rudolf Steiner, o fundador da Pedagogia Waldorf, referia que a Natureza faz da pessoa um ser natural, a sociedade faz dele um ser social,mas, somente a pessoa é capaz de fazer de si um ser livre. A Pedagogia Waldorf concebe a pessoa como uma unidade harmónica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio se fundamenta toda a prática educativa. Parte do princípio que o ser humano não está determinado exclusivamente pela herança e pelo ambiente, mas também pela resposta que do seu interior é capaz de realizar a respeito das impressões que recebe. Considera que a pessoa ao nascer, é portador de um potencial de predisposições e capacidades que, ao longo de sua vida, lutam por desenvolver-se.
Prof. Joca
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Este é um teste de abertura de comentário.
Enviar um comentário