sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Projecto Caminet

Na reunião da Comissão de Curso de Educação Social (que reúne docentes e alunos) o professor Fernando Carrapiço apresentou, em traços largos, o Projecto Caminet, que pretende combater a infoexclusão. Aqui apresentamos um esboço detalhado do mesmo:

Caminet – um veículo de combate à infoexclusão

Resumo
O projecto apresentado propõe-se promover a inclusão numa dupla vertente: inclusão face à diferença, em particular face às Necessidades Educativas Especiais (NEE) e inclusão face à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também designada de infoinclusão.
Para tal pretende-se definir um plano de formação nestas duas áreas, que apesar de distintas, se revelam complementares na medida em que a utilização das tecnologias é fundamental na criação de formas alternativas de aprendizagem, tendo a sua utilização sido generalizada a todos os contextos de vida e de trabalho.

Participantes
As acções de formação destinam-se a todos os níveis de ensino, e a toda a comunidade educativa (professores, auxiliares de acção educativa, famílias e alunos).

Coordenação do projecto
A coordenação do Projecto encontra-se a cargo da Apatris21 (Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve) e da EDUCOM (Associação Portuguesa de Telemática Educativa). A Apatris21 é responsável pela dinamização das acções na área das NEE. A EDUCOM irá promover as competências na área das TIC.

Parcerias
Câmara Municipal de Faro
Direcção Regional de Educação do Algarve
Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve

Objectivos
-Promover a inclusão sócio - educativa das crianças com NEE.
-Melhorar a qualidade de vida e o sucesso educativo dos alunos com NEE;
-Desmistificar crenças relacionadas com a inclusão;

-Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de reflexão da comunidade educativa acerca do tema;
-Dotar a comunidade educativa de informações acerca das NEE (trissomia 21, autismo, PHDA, hiperactividade, entre outras): características e intervenção;
-Dar a conhecer software educativo específico para trabalhar competências específicas;
-Promover competências na área das TIC:
a) Sensibilizar para o uso de TIC na sociedade;
b) Promover o uso de tic pelos cidadãos mais “desfavorecidos”;
c) Contribuir para a diminuição dos infoexcluídos (dcb’s)

Recursos Materiais:
Equipamento: c@minet, 5 computadores portáteis, software educativo, vídeos, jogos didácticos

Recursos Humanos:
- Formadores na área das NEE: 1 psicóloga educacional, 1 educadora social
- Formadores na área das TIC

Funcionamento:
O âmbito de intervenção deste projecto restringe-se ao concelho de Faro.
O primeiro passo de implementação será a sua divulgação nas escolas, procurando-se igualmente proceder a um levantamento de necessidades/interesses de formação na área das NEE e das TIC, junto de cada público-alvo.
No que se refere às NEE o planeamento das acções será realizado em colaboração com os professores, em função das problemáticas presentes no referido contexto educativo. No final será entregue um certificado de participação
Relativamente aos alunos (preferencialmente do 1º ciclo) será solicitada autorização aos encarregados de educação para a aquisição de conhecimentos e competências na área das TIC. Este trabalho visa a atribuição de certificados de competência básica.

Avaliação:
As acções de sensibilização sobre as diferentes NEE são avaliadas através da aplicação de um questionário de avaliação.
No âmbito das TIC, dois momentos de avaliação: uma baseada nas respostas directas a inquéritos; outra no número de indivíduos abrangidos e dcb’s passados.

Sem comentários: